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António Teixeira (coordenação do projeto e conceção do modelo iMOOC)

Professor na Universidade Aberta (Departamento de Educação e Ensino a Distância), desde 1991, e investigador no Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa. É também Vice-Presidente da EDEN – European Distance and E-learning Network e Diretor no Ibstpi – International Board of Standards for Training, Performance and Instruction. Realizou a sua formação em Filosofia na Universidade de Lisboa (MPhil- 1994, PhD - 2003) e em educação online na Universidade de Turku (2004). De 2006 a 2009, desempenhou o cargo de Pró-reitor para a Inovação em Ensino a Distância na Universidade Aberta, tendo sido responsável pela conceção e implementação da estratégia de virtualização da universidade. Tem dirigido investigação em vários projetos com financiamento europeu e americano sobre educação aberta desde 2006 (MORIL, OER-HE, LECH-e, OportUnidad), para além de integrar a Global OER Graduate Network.


José Mota (conceção do modelo iMOOC e desenho pedagógico do curso de Alterações Climáticas)

José Mota é investigador no Laboratório de Educação a Distância e eLearning da Universidade Aberta (UAb.pt). É mestre em Pedagogia do eLearning pela UAb.pt e actualmente estudante do doutoramento em Educação a Distância e eLearning desta universidade. Lecciona nos mestrados em Pedagogia do eLearning e Comunicação Educacional Multimédia da UAb.pt. Participou como co-autor e facilitador no programa de formação para a docência online (integrado no Programa de Inovação em Educação a Distância da UAb.pt), com cursos dirigidos aos professores e tutores da UAb.pt, bem como a docentes de outras universidades portuguesas. Os seus interesses de investigação incluem os Ambientes Pessoais de Aprendizagem (PLE – Personal learning environments), a aprendizagem em rede e a cibercultura.


Vitor Rocio (desenvolvimento do ambiente de aprendizagem)

Professor Associado do Departamento de Ciências e Tecnologia (DCeT) e Pró-Reitor para o Campus Virtual na Universidade Aberta. Doutorado em Informática pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (UNL), em 2002, é licenciado em Engenharia Informática pela mesma Faculdade, desde 1993. Como docente da UAb, coordenou o Laboratório de Informática, estrutura laboratorial do DCeT da UAb, que suporta a realização atividades de ensino e investigação, em colaboração com o Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D). Integra a equipa que gere a plataforma de ensino a distância e elearning da UAb, tendo sido responsável pela sua adaptação ao modelo pedagógico virtual da Universidade. Desenvolve atividade de investigação no Centro de Informática e Tecnologias de Informação (CITI) da UNL. As suas áreas de interesse centram-se nas tecnologias de elearning, ambientes web 2.0 e tecnologias das línguas humanas.


José Coelho (desenvolvimento do ambiente de aprendizagem)

Professor Auxiliar do Departamento de Ciências e Tecnologia (DCeT). Doutor em Engenharia de Sistemas pelo Instituto Superior Tecnico (IST), Universidade Técnica de Lisboa (UTL), em 2004, é mestre em Investigação Operaticional e Engenharia de Sistemas pelo IST/UTL em 2001, e licenciado em Engenharia Informática e de Computadores pelo IST/UTL em 1995. Como docente da universidade aberta já pertenceu à coordenação de três cursos formais, estando actualmente na coordenação de dois, foi membro do Senado, é actualmente membro da comissão coordenadora do departamento, e integra vários júris da secção de Informática, Física e Tecnologia. Desenvolve investigação no Centro de Sistemas Urbanos e Regionais (CESUR/IST/UTL), na área da Investigação Operacional, Gestão de Projectos e Optimização, e é colaborado no Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D), onde desenvolve investigação em e-learning. Integra o grupo de trabalho para o Campus Virtual, e o grupo de trabalho para o Desenvolvimento do Modelo Pedagógico Virtual, e coordena o grupo de trabalho dos Inquéritos. Esteve envolvido desde o início na equipa de desenvolvimento da plataforma de ensino a distância e elearning da UAb. Fez duas contribuições para a comunidade Moodle, bloco Admin Alert e Usage, que foram utilizados na plataforma da UAb e mereceram a atenção e retorno da parte da comunidade, com contributos a nível de traduções, sugestões e código. Actualmente participa em dois projectos na área do e-learning, Diversity in the learning experience in (higher) education (DIV.ED); REde de Cultura e ARte DIgital (RECARDI).


Sandra Caeiro (responsabilidade científica e conceção do curso de Alterações Climáticas)

Sandra Caeiro é Professora Auxiliar na Universidade Aberta desde 2004, é e Doutorada em Engenharia do Ambiente (Sistemas Ambientais e suas Tensões) na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Portugal (2004), Mestre em Ciências das Zonas Costeiras pela Universidade de Aveiro, Portugal (1996) e Licenciada em Engenharia do Ambiente pela FCT-UNL, Portugal (1992). É coordenadora da licenciatura em Ciências do Ambiente da Universidade Aberta e a coordenadora institucional do European Virtual Seminar in Sustainable Development. As suas áreas de investigação e ensino são os instrumentos de gestão ambiental e territorial, a avaliação do risco ambiental, a cidadania ambiental e participação, o consumo sustentável e o ensino das ciências em e-learning. É investigadora no CENSE - Center for Sustainability and Environmental Research da FCT/UNL e colabora com o Laboratório LEAD da Universidade Aberta. Pertence ao corpo editorial das revistas internacionais, Ocean and Coastal Management, da Elsevier, e  Latin American Journal of Management for Sustainable Development, da Inderscience e revisora de várias revistas científicas internacionais e livros. Orienta vários estudantes de pós-graduação e tem diversos artigos publicados em revistas ISI, em capítulo livros e em anais de conferências internacionais.


Paula Nicolau (responsabilidade científica e conceção do curso de Alterações Climáticas)

Paula Bacelar Nicolau é Professora Auxiliar na Universidade Aberta. É  Doutorada em Microbiologia Ambiental pela University of Wales, Bangor, Reino Unido e Licenciada em Biologia Vegetal Aplicada pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal.  Integra a equipa de investigadores do Centro de Ecologia Funcional– CEF, da Universidade de Coimbra, Portugal e Universidade Aberta, Portugal, e colabora com o Laboratório LEaD da Universidade Aberta. Os principais interesses de investigação incluem o Ensino das Ciências Biológicas e Ciências do Ambiente, particularmente no contexto do e-learning, a Educação para o Desenvolvimento Sustentável, e a Microbiologia Ambiental.  É Coordenadora do Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação na Universidade Aberta.


Antje Disterheft (acompanhamento científico do curso Alterações Climáticas)

Antje Disterheft (nacionalidade alemã) é doutoranda (2º ano) em Sustentabilidade Social e Desenvolvimento, na Universidade Aberta, Lisboa. Ela também é membro da equipa de investigação do Centro de Ecologia Funcional, grupo Ecologia e Sociedade, da Universidade de Coimbra. Licenciada (pré-Bolonha) em Serviço Social pela University of Applied Sciences Hannover, Alemanha e mestre em Cidadania Ambiental e Participação, pela Universidade Aberta. Desde os seus primeiros estudos, interessa-se nomeadamente pelas questões sociais relacionadas com o ambiente e tem participado em vários projetos universitários sobre a ecologia. Também trabalhou no ISCTE como coordenadora executiva de programas académicos internacionais. Vive em Lisboa há 7 anos e sente-se em casa em Portugal.


Maria João Spilker (desenho e implementação da ambientação online e apoio ao curso de Alterações Climáticas)

Licenciada em Gestão de Empresas pela Universidade Johann Wolfgang von Goethe, Frankfurt. É Mestre em Pedagogia do eLearning pela Universidade Aberta (UAb, Portugal). Membro associado do Laboratório de Educação a Distância e Elearning da UAb (LE@D, http://lead.uab.pt) onde desenvolve investigação sobre áreas emergentes do Elearning, nomeadamente sobre a aplicabilidade de ferramentas e serviços da Web 2.0 em contexto da educação e formação, formal e informal. Em paralelo, tem prestado consultoria, desenvolvido e implementado projetos na sua área de especialidade, em Instituições de Ensino Superior e entidades privadas, na Europa e no Brasil, assim bem como atuado como e-Train-the-Trainer/Coach. 


Paulo Simões (desenho e implementação da ambientação online e apoio ao curso de Alterações Climáticas)

 Paulo Simões é militar do quadro permanente da Força Aérea, com o posto de major, tendo, em 2008, integrado a equipa que promoveu a implementação da estratégia de E-learning. É "Advisor" do Steering Committee da NAP (Network of Academic and Professionals) da EDEN (European Distance and E-learning Network) e membro do Observatório da Qualidade no Ensino a Distância e eLearning. É mestre em Pedagogia do E-Learning pela Universidade Aberta e co-coordenou o primeiro MOOC (Massive Open Online Course) em língua portuguesa - MOOCEaD. Tem sido considerado, em diversas votações internacionais, um dos mais influentes profissionais de E-learning, na utilização das ferramentas web, em particular no Twitter. Os seus interesses assentam, essencialmente, na investigação do uso das ferramentas web em contexto de aprendizagem.